Nome cientifico : Cinnamomum zeylanicum
INCI Name: Cinnamomum zeylanicum bark Oil
Origem do produto : Ceilão
Obtenção : destilação a vapor das cascas da canela.
Componente principal : aldeído cinâmico
Aparência do produto : líquido amarelo a marrom
Importante: O óleo essencial de canela casca proveniente da espécie Cinnamomum zeylanicum apresenta um odor menos doce e mais agressivo que o óleo essencial da canela casca proveniente da espécie Cynnamomum cassia, ambas espécies citadas apresentam altas concentrações aldeído cinâmico o que confere maior similaridade olfativa com a canela em pó que conhecemos no nosso dia a dia. O óleo de canela folha tem odor próximo ao odor do oleo essencial de cravo folha pois o óleo essencial de canela folha é rico em Eugenol, acesse o link abaixo para leitura.
Obtenção do produto: Destilação a vapor das cascas.
Óleo essencial 100 % puro- Embalagem vidro ambar
O aroma da Canela é conhecido por aumentar sua capacidade de entrar em contato com sua mente espiritual e aumentar a prosperidade financeira. Árvore perene que atinge de 6 a 9 metros de altura mas pode ser cultivada como arbusto; de casca dura; brotos alaranjados puxando para verde e fruta que, quando madura, fica azulada com manchas brancas. A palavra ?canela? vem da palavra grega kinnamon, que significa ?tubo?, indicando a aparência da casca e, pregada como especiaria. A árvore ou arbusto cresce bem em terreno de areia quase pura. A casca desidratada é amplamente usada como condimento, para dar sabor à comida. É utilizado como repelente de formigas. Na aromaterapia é muito utilizado como condicionador para pele. Mistura-se bem com óleo de: bergamota, limão, laranja, lemongrass.
Excelente óleo para o fortalecimento do sistema imunológico, o óleo de canela é um potente bactericida de amplo espectro, além de fungicida e parasiticida. Tônico, estimulante sexual(afrodisíaco) , age bem contra astenia,sonolência e depressão.
O óleo de canela dilata os vasos sanguíneos e em excesso , causa irritação e alergias, devendo ser utilizado sempre em doses baixas e diluído em óleos vegetais abaixo de 0,30%.
Observação: Irritante para a pele. Não aplique diretamente na pele. Evite uso durante a gravidez.
CUIDADOS E PRECAUÇÕES
Uso externo.
Não usar puro sobre a pele. Usar sempre diluído (como em óleo vegetal ou em bases cosméticas neutras).
Se ocorrer irritação, suspenda o uso.
Usar sempre em baixa dosagem.
NÃO USAR: em grávidas. Desaconselhável o uso nos três primeiros meses de gestação.
Manter fora do alcance de crianças, ao abrigo da luz, calor e umidade.
O que são óleos essenciais?
Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas por destilação ou, no caso de frutas cítricas, por pressão das cascas de seus frutos. São líquidos de baixa viscosidade, fisicamente parecidos com éter ou álcool. Eles não tem a oleosidade que identificamos nos óleos vegetais, diferenciando-se integralmente do conceito comum de ´´óleo``. Os óleos essenciais são concentrados, voláteis, que oferecem propriedades medicinais, devido à presença de princípios ativos que atuam em diversos processos metabólicos, regenerativos e antissépticos. Não conferem apenas odor, tem efetivamente função terapêutica. Os óleos essenciais são verdadeiras jóias vegetais que, quando diluídos e aplicados corretamente, são compatíveis com a pele, musculatura, circulação, respiração, enfim, todos os sistemas do corpo salvo a mucosa visual.