Óleos essenciais são princípios ativos naturais proveniente de plantas naturais e aromáticas. É fundamental destacar que os óleos essenciais não devem ser utilizados puros com exceção de: melaleuca, lavanda e menta, quando aplicados em pequenos ferimentos , queimaduras, picadas ou espinhas, não necessitam mais que uma gota do óleo essencial para tratamento. Características principais dos Óleos Essenciais: são voláteis, não contém ácidos graxos, auto conservantes, não emolientes, baixa espalhabilidade, solúveis em álcool, aroma da planta, não umectante e não hidratante.
- ANVISA número de notificação : 25351.497867/2017-01
- Acesse o laudo técnico do lote e a cromatografia abaixo.
https://drive.google.com/file/d/1zcWpO3QdTApQyojtcjsvp2Gs-5vVesuS/view?usp=sharing
Importante
- Validade: 11/2025
- ANVISA número de notificação : 25351.497867/2017-01
- Modo de usar: em massagens diluído em óleo vegetal, banhos e aromatização. Não usar puro sobre a pele.
- Mantenha o produto fora do alcance de crianças e ao abrigo da luz e calor.
- Em caso de irritação , retire imediatamente o produto com água corrente , suspenda o uso e procure orientação de um profissional da saúde
INCI: Illicium verum fruit seed oil
Nome científico: Illicium verum
Família Botânica: Illiciaceae
Origem: China
Obtenção: Destilação a vapor das sementes.
Aparência: liquido amarelo claro de odor fresco,doce e herbáceo.
Óleo Essencial 100% puro - Embalagem vidro âmbar
Principal componente: Anetol
O anis-estrelado é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada ?ponta? existe uma semente. Esta árvore parece com o pé de eucalipto, e pode produzir até 4.000 frutos por colheita. Possui coloração marrom e forte aroma característico, sendo muito mais forte que a erva-doce ou o funcho. A parte utilizada do vegetal são os frutos com suas sementes. Muito rico em óleos essenciais, são utilizados principalmente como aromatizantes.
Existe uma grande confusão com o nome ?anis?. No Brasil refere-se ao anis estrelado, só que no resto do mundo o termo ?anis? ou ?anis-verde? é empregado quando se refere à planta Pinpinella anisum, que aqui no Brasil é chamada de ?erva-doce?. O anis-estrelado não é muito empregado no Brasil, provavelmente devido ao preço. Não é cultivado em nosso território, sendo importado da China e da Europa.
Óleo Essencial Anis Estrelado conhecido também por sua ação estimulante, e também como antisséptico, muito utilizado no combate aos piolhos. É a base para o fármaco Tamiflu, atualmente utilizado para combater a gripe suína. É carminativo e muito útil nos casos de digestões difíceis, fermentação intestinal e flatulência. Alivia os espasmos das vísceras ocas (estômago, vesícula biliar, intestino, útero). estimulante.
Combina com: baunilha, canela, cedro, cravo, capim-limão, eucalipto, gengibre, lavanda, rosa damascena, gerânio, bergamota, laranja doce, entre outros.
Propriedades Emocionais: Este óleo essencial é apreciado por suas propriedades calmantes, sendo eficaz na redução do estresse e na promoção de um estado emocional mais equilibrado. Pode ser utilizado em momentos de ansiedade ou tensão, trazendo alegria e leveza. Ajuda a transformar antigos padrões de pensamento, aumenta a consciência e as habilidades intuitivas, relaxa tensões causadas pelo medo e retira sobrecargas da mente.
Propriedades Mentais: O aroma suave do Anis Estrelado pode estimular a clareza mental e auxiliar na concentração. Ele contribui para a sensação de equilíbrio emocional e colabora com a aceitação de fatos e situações que não podemos mudar ou interferir. É frequentemente utilizado em práticas de meditação, para criar um ambiente propício à introspecção.
Propriedades Espirituais: Conhecido por sua associação com a espiritualidade e a intuição, o Anis Estrelado é usado para abrir a mente e o coração a experiências espirituais mais profundas. Pode ser empregado em rituais de conexão espiritual e meditação para facilitar a comunicação interior.
Aplicações dos óleos essenciais:
Aromatização: para aromatizar o ambiente, adicione algumas gotas de óleo essencial em um borrifador com água. Agite sempre antes de usar.
Massagem (aplicações tópicas): Adicione o óleo essencial em um Óleo vegetal ( carregador = óleo de girassol ou semente de uva, ou amêndoas ou outros), na média de 5 a 10 gotas para cada 100 ml de óleo vegetal.
Banhos: Dilua de 5 a 10 gotas do óleo essencial previamente em uma colher de chá de óleo vegetal carregador da sua preferência , antes de adicionar em uma banheira totalmente cheia, nunca use óleo essencial diretamente na banheira sem diluição.
CUIDADOS E PRECAUÇÕES:
Uso externo.
Não usar puro sobre a pele. Usar sempre diluído (como em óleo vegetal ou em bases cosméticas neutras).
Se ocorrer irritação, suspenda o uso.
Usar sempre em baixa dosagem.
NÃO USAR: em grávidas. Desaconselhável o uso nos três primeiros meses de gestação.
Manter fora do alcance de crianças, ao abrigo da luz, calor e umidade.
Os óleos essenciais são extraídos de plantas aromáticas por destilação ou, no caso de frutas cítricas, por pressão das cascas de seus frutos. São líquidos de baixa viscosidade, fisicamente parecidos com éter ou álcool. Eles não tem a oleosidade que identificamos nos óleos vegetais, diferenciando-se integralmente do conceito comum de ´´óleo``. Os óleos essenciais são : concentrados, voláteis, que oferecem propriedades medicinais, devido à presença de princípios ativos que atuam em diversos processos metabólicos, regenerativos e antissépticos. Não conferem apenas odor, tem efetivamente função terapêutica. Os óleos essenciais são verdadeiras joias vegetais que, quando diluídos e aplicados corretamente, são compatíveis com a pele, musculatura, circulação, respiração, enfim, todos os sistemas do corpo salvo a mucosa visual.