INCI Name: Kojic Acid - Nome em português : Ácido Kójico
O Ácido kójico é uma excelente opção para quem precisa realizar um clareamento facial, pois não tem ação fotossensibilizante, o que significa que em algumas formulações pode ser utilizado durante o dia e por isso traz maior praticidade para quem precisa se livrar das manchas na pele. Embora o tratamento com esse ativo não seja muito rápido com relação a outros, ele é o mais indicado, principalmente devido ao custo.
Descrição do produto: pó de coloração castanho claro, solúvel em água e etanol, cujo ponto de fusão é de 152 a 156°C. Deve ser mantido em recipientes herméticos, ao abrigo do calor, da luz e umidade.
É um ingrediente comum em: clareamento da pele, rosto e hidratantes para o corpo, cremes anti-envelhecimento e loções, limpadores faciais, protetores solares e outros produtos de cuidados da pele.
Conhecido como um agente despigmentante, que não causa fotossensibilização, obtido através da fermentação do arroz, atua quelando os íons cobre, que como consequência provoca a inibição da tirosinase, enzima fundamental para a formação da melanina; além de induzir a redução da eumelanina e de seu monômero precursor chave. Pode ser associado junto ao Ácido glicólico, que diminui a capa córnea e amolece o cimento celular, facilitando a penetração do agente despigmentante. Não é considerado com alto potencial sensibilizante, porém se houver sensibilização no local aplicado é recomendado a combinação com um corticóide tópico para reduzir a irritação.
O seu principal objetivo é tratar hiperpigmentação, o que ocorre quando as áreas da pele desenvolvem demasiada melanina. A melanina é a substância que dá a cor da pele, tais como: verrugas, manchas senis e sardas.
O Ácido Kójico pode causar alguns efeitos colaterais, particularmente para aqueles com pele sensível.
Propriedades
A hiperpigmentações são, em geral, distúrbios caracterizados pelo aumento de melanina e outros pigmentantes na pele. Os principais desencadeadores são as radiações solares, os hormônios sexuais e agentes externos, fontes de radicais livres, , o Ácido Kójico não oxida como muitos clareadores cutâneos e pode ser associado ao Ácido Glicólico.
Propriedades e precauções
O Ácido Kójico é um inibidor da tirosinase derivado de várias espécies fúngicas. Ele é usado topicamente como um agente clareador da pele, também possui ação no fotoenvelhecimento e redutor de rugas. Muitas vezes é mais efetivo em associações com outros agentes como o Arbutin, GABA, Ácido Glicólico, Hidroxiácidos, Vitamina C, entre outros.
Foi relatado que o Ácido Kójico tem um alto potencial sensibilizante e pode causar dermatite de contato. No entanto, ele é útil em pacientes que não toleram a hidroquinona e estudos mostraram que ele pode ser combinado com um corticosteróide tópico para reduzir a irritação.
Aplicações: É indicado de 1% a 3% em cremes e emulsões fluidas não iônicas, géis, géis-creme e loções aquosas. Para a eficácia do tratamento é necessária que a pele se encontre, limpa e hidratada, para uma boa ação do despigmentante; não aplicar este em grandes extensões da pele, em crianças com idade inferior a 12 anos ou durante a gravidez ou amamentação.
Não aplicar o despigmentante sobre a pele irritada ou inflamada em em queimaduras solares; não colocar o produto em contato direto com os olhos e lavar sempre as mãos após a sua aplicação. Cumprir o tempo de tratamento, pois o resultado nem sempre é imediato, mas sim gradual.
RECOMENDAÇÕES FARMACOTÉCNICAS
É indicado o uso de um sistema tampão ácido cítrico/citrato e agente sequestrante como EDTA (0,2%);
Não é indicado o uso de ésteres na formulação;
Deve ser incorporado numa formulação numa temperatura abaixo de 70°C;
É indicado o uso de um filtro solar de dia e o despigmentante à noite;
pH de maior estabilidade entre 3 e 5;
Envasar em embalagem leitosa;
Não é necessário aplicar Fator de Correção (Fc).
Referências Bibliográficas:
BASTISTUZZO, J.A.O., ITAYA, M., ETO,Y. Formulário Médico Farmacêutico. 3ªed. São Paulo: Pharmabooks. 2006.
BRANDÃO, Luiz,. Índex ABC: ingredientes para a indústria de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. São Paulo. Editora SRC, 2000.
DRAELOS ZD, Yatskayer M, Bhushan P, Pillai S, Oresajo C. Evaluation of a kojic acid, emblica extract, and glycolic acid formulation compared with hydroquinone 4% for skin lightening. Cutis. 2010 Sep;86(3):153-8.
PREVEDOLLE, M; Cosmetologia; Tecnique nuove; 2004.