INCI : Potassium Sorbate - Nome em português : Sorbato de Potássio - USO COSMÉTICO
O Sorbato de Potássio é um sal de potássio do ácido sórbico, com característica conservante fungicida e bactericida, inibidor de crescimento de bolores e leveduras, amplamente utilizado com conservante.
O ácido sórbico é encontrado em sua forma natural em algumas frutas, como : a tangerina, o limão, a laranja, o caju e o maracujá.
Aparência do produto : pó fino branco
Solubilidade: Solúvel em água e etanol.
pH: 8 a 10
Compatibilidade: Não há relatos de incompatibilidades.
Origem: Vegetal
Características do sorbato de potássio
- Boa solubilidade - Sua solubilidade é de 58,2 g em 100 ml de água a 20º C. Justamente por apresentar uma solubilidade maior que o ácido sórbico, o sorbato de potássio é mais utilizado industrialmente;
- Boa estabilidade de aquecimento O sorbato de potássio é estável na forma sólida, mas a oxidação e a mudança de coloração podem ocorrer facilmente, se for o mesmo exposto por um longo período de tempo ao ar. Apesar de não apresentar um ponto de fusão definido, sua decomposição térmica ocorre por volta de 270ºC;Boa atividade antimicrobiana.
- É um conservante de caráter ácido e possui ótima atividade inibitória contra um vasto espectro de leveduras, bolores e algumas bactérias, incluindo uma grande parte dos microrganismos patogênicos presentes nos alimentos. Mas sua atividade inibitória depende do pH do substrato, sendo mais efetiva em valores de pH abaixo de 6,0 (para garantir a eficácia, o pH da fórmula deve se manter entre 4,5 e 5,5).
Dosagem de aplicação : 0,05 % a 0,20 %.
Aplicações: loções, hidratantes, pomadas, sabões, shampoos, condicionadores, lenços umedecidos, produtos higiene bucal e produtos para região íntima feminina. Deve ser adicionado à fase aquosa da fórmula e suporta aquecimento até 80°C.
Armazenagem do produto : O sorbato de potássio é higroscópico, ou seja, exige que seu armazenamento seja feito em local seco e fresco, sendo necessário fechar cuidadosamente após abrir a embalagem.
Importante
1. Uso externo, não utilizar puro sobre a pele.
2. Respeitar as dosagens recomendadas, este produto deve ser manipulado por profissional da área técnica química de maneira a respeitar as diretrizes de manipulação.
3. A Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador, atente-se as dosagens recomendadas e procedimentos apresentados no estudo abaixo.
4. Insumo cosmético, produto não acabado.