A Mentha arvensis, popularmente conhecida no Brasil como hortelã-doce, pertence à família Labiatae. São plantas perenes de crescimento rápido e fácil, com caules violáceos, ramificados e de folhas opostas verde-escuras.
Trata-se de uma planta bastante conhecida desde a antiguidade, pelos egípcios, hebreus e árabes. Os árabes, por exemplo, limpavam o chão com a menta antes das festas com o objetivo de estimular o apetite dos convidados.
O óleo essencial de Hortelã doce é constituído por cerca de um terço de mentol, razão pela qual tonifica, acelera o metabolismo, revive, refresca e energiza.
As propriedades terapêuticas do óleo essencial de Hortelã doce para a pele tem sido utilizado para tratar :prurido (coceira intensa na pele), feridas e a combater a sarna, dores musculares, nevralgias.
Composição: Mentha Arvensis Leaf Oil
Família botânica : Lamiaceae
Nome botânico : Mentha arvensis
Origem: Nepal
Obtenção: Destilação a vapor da planta florida.
Combina com : Alecrim, Eucalipto Glóbulos, Laranja Doce, Limão Siciliano, Tangerina, Grapefruit, Manjericão.
Sinônimos : hortelã do Brasil, menta japonesa.
O Óleo Essencial de Menta é utilizado em massagens para alívio de dores, principalmente na coluna vertebral, possui ação anestésica. É indicado para diminuição da celulite.
Modo de Usar: Em massagens diluído em óleo vegetal, banhos e aromatização. Não usar puro sobre a pele.
Uso Externo. Mantenha o produto fora do alcance de crianças e ao abrigo da luz e calor. Evite contato com os olhos e boca. Em caso de irritação, retire imediatamente o produto com água corrente, suspenda o uso e procure orientação de um profissional da área da saúde.
Contraindicação: Não utilizar em crianças menores que 5 anos, nunca usar em récem-nascidos e bebês, pode provocar alergia e edema de glote.
Referências Bibliográficas
- CZEPAK MP. 1995. Produção de óleo e mentol cristalizável em oito frequências de colheita da menta (Mentha arvensis L.). Piracicaba: Universidade de São Paulo. 81p. (Dissertação mestrado).
- DESCHAMPS C; ZANATTA JL; BIZZO HR; OLIVEIRA MC; ROSWALKA LC. 2008. Avaliação sazonal do teor de óleo essencial em espécies de menta. Ciência e Agrotecnologia 32: 725-730.
- RAM M; KUMAR S. 1997. Yield improvement in the regenerated and transplanted mint Mentha arvensis by recycling the organic wastes and manures. Bioresource Technology 59: 141-149.