Composição: Corylus avellana seed oil.
Nome botânico: Corylus avellana
Famíla botânica : Corylaceae
Origem: Chile
Obtenção: Prensagem a frio das sementes.
A avelã é um fruto seco da árvore aveleira (Corylus avellana), originária do sul da Europa e da Ásia. Sua semente pode ser consumida crua e se tornou popular devido às suas aplicações culinárias, principalmente em chocolates. Também é possível extrair da noz o óleo de avelã, que é um poderoso hidratante natural, rico em vitaminas A, C e E, além de potássio e ômega 9.
Graças ao fato de ser uma fonte de vários tipos de vitaminas e nutrientes (vitaminas A, C, E, cálcio, potássio e ômega 9, entre outros), e possuindo um aroma característico, o óleo de avelã é muito utilizado na formulação de cremes, sabonetes e shampoos. A composição do óleo de avelã permite diversas ações, como: anti-idade; proteção dos cabelos; proteção contra o sol; hidratação e proteção da pele. Entre os ácido graxos presentes no óleo de avelã podemos destacar : 60 a 80 % de ácido graxo oleico, 8 a 20 % ácido graxo linoleico e 1,00 a 4,00 % ácido esteárico.
Devido às quantidades significativas de vitaminas C e E e ômega 9 (ácido oleico), o óleo de avelã aplicado como cosmético garante hidratação, nutrição e proteção da pele e dos cabelos, aumentando também a flexibilidade e elasticidade da pele.
Contendo vitaminas B1, B2 e B6, o óleo de avelã também possui propriedades anti-inflamatórias e auxilia no processo de cicatrização.
O óleo de Avelã quando combinado com outros óleos, como girassol ou semente de uva pode auxiliar no tratamento da acne.