Dióxido de Titânio Rutilo
O dióxido de titânio Rutilo é um pó fino, branco, inodoro e insolúvel em água e em óleo, sendo apenas dispersível nestes meios ou em silicone. Para contornar esse problema, novas tecnologias tem surgido com sucesso, como a micronização/nanosferização das partículas. Desta forma podemos formular produtos mais estáveis e com aspecto mais agradável. que fornece um pigmento branco brilhante.O dióxido de titânio é mais comumente usado como pigmento branco devido ao seu brilho e índice de refração muito alto.
INCI NAME: Titanium dioxide
Nº CAS: 13463-67-7
Origem : Mineral
O dióxido de titânio Rutilo é um pó fino, branco, inodoro e insolúvel em água e em óleo, sendo apenas dispersível nestes meios ou em silicone. Para contornar esse problema, novas tecnologias tem surgido com sucesso, como a micronização/nanosferização das partículas. Desta forma podemos formular produtos mais estáveis e com aspecto mais agradável. que fornece um pigmento branco brilhante.
O componente pigmentado é usado em alguns cosméticos para ajudar a esconder manchas e iluminar a pele. Além disso, permite o uso de revestimentos mais finos de material de maquiagem para o mesmo efeito desejado.
Devido a seu alto índice de refração, o dióxido de titânio tem grandes capacidades de absorção de luz UV, dando-lhe habilidade superior de proteção da pele dos raios ultravioleta.
O dióxido de titânio também conhecido como óxido de titânio (IV) ou titânia é um composto de ocorrência natural criado quando o titânio reage com o oxigênio do ar. Como um óxido, o titânio é encontrado nos minerais da crosta terrestre. Ele também é encontrado com outros elementos, incluindo cálcio e ferro.
Sua fórmula química é TiO2, significa que consiste em um átomo de titânio e dois átomos de oxigênio.
O TiO2 é normalmente considerado quimicamente inerte, o que significa que não reage com outros produtos químicos e é, portanto, uma substância estável que pode ser usada em muitos setores diferentes e para uma variedade de aplicações.
Faixa de pH de aplicação : 6,5 - 8,0
Aplicações : batons, cremes, pasta de dente, protetores solares e pós para maquiagem.
Dosagem de aplicação :
Protetores Solares : 1 a 10 %
Produtos Cosméticos : até 25 %
Informações adicionais : Os protetores solares, bloqueadores de UV e produtos cosméticos para pele, usam o dióxido de titânio como um pigmento, protetor solar e espessante. Ele também é usado como pigmento de tatuagem e em lápis hemostático. O dióxido de titânio é encontrado em quase todos os protetores solares, como um bloqueador físico por causa de seu alto índice de refração, sua grande capacidade de absorver a luz UV e a sua resistência à descoloração sob esta luz. Esta vantagem aumenta a sua estabilidade e capacidade de proteger a pele dos raios ultravioleta. Protetores solares projetados para crianças ou pessoas com pele sensível, são geralmente baseados em dióxido de titânio e ou óxido de zinco, uma vez que estes bloqueadores de UV mineral são tidos como causadores de menos irritação à pele do que outros produtos químicos que absorvem o UV. As partículas de dióxido de titânio utilizado em protetores solares devem ser revestidas com sílica ou alumina, porque o dióxido de titânio cria radicais na reação foto catalítica. Estes radicais são cancerígenos e podem prejudicar a pele.
Acondicionamento : Manter bem fechado, armazenado em local fresco e arejado, ao abrigo da luz. Manter na embalagem original.