INCI : Sodium Citrate - CAS Number : 6132-04-3
Aparência: Cristais Brancos
Nome químico (técnico): Citrato trissódico hidratado - Fórmula: Na3C6H5O7
Densidade: 1,7 g/cm³ -Massa molar: 258,06 g/mol
Origem : o citrato de sódio é produzido por neutralização total do ácido cítrico com uma fonte de sódio de alta pureza, como o hidróxido de sódio, o bicarbonato de sódio ou o carbonato de sódio.
H3C6H5O7 + 3 NaOH -> Na3(C3H5O(COO)3) + 3 H2O
H3C6H5O7 + 3 NaHCO3 -> Na3(C3H5O(COO)3) + 3 H2O + 3 CO2
2 H3C6H5O7 + 3 Na2CO3 -> 2 Na3(C3H5O(COO)3) + 3 H2O + 3 CO2
O citrato de sódio tem forma de pó branco ou cristalino, muito solúvel em água e praticamente insolúvel em álcool.
O FDA (food and drug administration) reconhece o citrato de sódio como seguro e o autoriza como aditivo alimentar, aparece na lista como E-331 e serve como : emulsionante, estabilizador, reguladora da acidez e sequestrante.
Citrato de sódio é principalmente usado como um aditivo alimentar ou como um conservante. Citrato de sódio é empregado como um agente flavorizante em certas variedades de soda. Citrato de sódio é comum como um ingrediente e, refrigerantes de limão, lima e cítricos, contribuindo com seus gostos ácidos, e pode também ser encontrado em refrigerantes energéticos.
Como uma base conjugada de um ácido fraco, citrato pode formar um agente tamponador, resistindo a mudanças no pH. O citrato de sódio é usado para controlar acidez em algumas substâncias, tais como sobremesas de gelatina. Pode ser encontrado nas pequenas embalagens de leite usadas em máquinas de café. O composto é o produto básicos de anti-ácidos tais como o Alka-Seltzer quando se dissolvem em água. Citrato de sódio é usado para tratar desconforto em infecções no trato urinário, tais como cistite, para reduzir a acidose vista em distal acidose renal tubular, e pode também ser usado como um laxativo osmótico.
Agente sequestrante (agente quelante): o citrato de sódio pode se ligar a metais (por exemplo, ferro, cálcio e magnésio), formando compostos mais estáveis. Ele é utilizado como agente sequestrante em produtos cosméticos, farmacêuticos e alimentícios, proporcionando estabilidade e evitando a mudança de cor, aparência e outros efeitos indesejados.
Dosagem de aplicação : 0,50 g/l a 2,00 g/l
Medidas de primeiros socorros:
Em caso de inalação: Recomendado remover a vítima para uma área ventilada. Se necessário, ministrar respiração artificial. Procurar assistência médica.
Em caso de contato com a pele: Remover roupas contaminadas sem friccionar as partes atingidas. Lavar com água corrente abundante e sabão por no mínimo 15 minutos. Chamar/encaminhar ao médico, se necessário.
Em caso de contato com os olhos: Não friccionar e lavar com água corrente por no mínimo 15 minutos. Se estiver usando lentes, melhor removê-las. A vítima deve ser encaminhada ao oftalmologista.
Em caso de ingestão: O vômito não deve ser provocado. Sugerido dar grandes quantidades de água e enxaguar a boca. Se a vítima estiver inconsciente ou em convulsão, não forneça líquido. Deve-se procurar assistência médica.
Este produto químico deve ser guardado em recipiente hermeticamente fechado e armazenado em local seco, bem ventilado e afastado de produtos químicos incompatíveis. Dessa forma, deve-se evitar condições de alta umidade e elevadas temperaturas.