INCI Name: Salicylic Acid - CAS Number: 69-72-7
Importante
Uso externo, não utilizar puro sobre a pele.
Respeitar as dosagens recomendadas, este produto deve ser manipulado por profissional da area técnica quimica de maneira a respeitar as diretrizes de manipulação.
A Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador, atente-se as dosagens recomendadas.
Insumo cosmético, produto não acabado.
Fórmula: C7H6O3 - Peso Molecular: 138,12
Aparência: cristais brancos geralmente em forma de finas agulhas ou pó cristalino branco.
Solubilidade: Pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e no éter e ligeiramente solúvel no cloreto de metileno.
Ponto de fusão: 159°C
pH de atuação: 3 a 5
Sinônimo: Ácido 2-hidróxibenzóico; ácido ortoxibenzóico.
O ácido salicílico, presente nas folhas do salgueiro (SALIX), tem sido utilizado pela humanidade há pelo menos 2400 anos, sendo considerado um hidroxiácido de fundamental importância para a melhora da aparência da pele envelhecida. Facilita a descamação pela solubilização do cimento intercelular que liga as camadas do estrato córneo, com consequente perda da queratina. Pode ter ação antifúngica, pois a remoção do estrato córneo impede o crescimento de fungos e facilita a penetração de outros agentes antifúngicos. Possui também moderada ação antisséptica.
Dr. Albert Kligman, professor emérito de dermatologia da Universidade da Pnesylvania (USA), conclui ?O ácido salicílico é efetivo na redução das rugas finas e linhas, além de melhorar a textura da pele, pois atua como esfoliante na superfície da pele e dentro dos poros, sem uma irritação cutânea elevada, comumente associada ao uso tópico do ácido glicólico.? De acordo com o Dr. Kligman, o beta hidroxiácido também exerce uma ação esfoliante na parte interna dos poros, um benefício não apresentado pelos produtos formulado com ácido glicólico, que é hidrossolúvel, o que pode levar a sua localização mais profunda na pele, causando uma irritabilidade maior.
Em estudo realizado nos Estados Unidos comparando uma formulação com 1,5% de ácido salicílico e outra com 8% de ácido glicólico, o produto com ácido salicílico se mostrou um esfoliante mais efetivo. E isso ocorre devido a solubilidade em óleos ou em lipídeos. A conclusão é que, sua ação esfoliante se concentra nas camadas mais externas da pele, rica em lipídeos, onde a taxa natural de esfoliação se reduz com o envelhecimento, causando o acúmulo de células mortas e aparência opaca e áspera.
Aplicações e dosagens:
Antiacne: gel de 0,5 a 5%, aplicar 1 vez/dia; loção de 0,5 a 2%, aplicar 1 a 3 vezes/dia; solução de 0,5%, aplicar até 3 vezes/dia; unguentos de 3 a 6%, aplicar 1 vez/dia.
Queratolítico: creme de 2,5 a 10%, gel de 5 a 17%, aplicar 1 vez/dia, e manter coberto; solução de 13,6 a 26% aplicar 1 vez/dia, continuar a medicação sob supervisão médica; unguento de 3 a 10%, em verruga, colocar band-aid, na hora de dormir, sendo removido depois de aproximadamente 8 horas; sabão de 2 a 3,5%
Antiseborréico ou queratolítico: loção de 1,8 a 2%, aplicar no couro cabeludo 1 ou 2 vezes/dia; shampoo de 2 a 4%, aplicar 1 ou 2 vezes/semana; unguento de 3 a 10%.
Antipsoriático: gel de 5%, aplicar 1 vez/dia; sabão de 2 a 3,5%; unguento de 3 a 10%.
Cáustico: creme de 25 a 60%, aplicar 1 vez a cada 5 dias, preferencialmente coberto.
Informações adicionais ao formulador : O ácido salicílico deve ser incorporado em sistemas com baixo valor de pH, abaixo de pH 4.0, o que exige que os demais ingredientes da formulação também sejam resistentes a esse valor de pH. O ácido salicílico não é solúvel em água como os alfa-hidroxiácidos. Um dos solventes mais comuns utilizados para solubilizá-lo é o etanol.
Precauções:
- Evitar contato com os olhos e demais mucosas;
- Não utilizar na pele irritada, inflamada ou infeccionada;
- Não usar sobre grandes áreas por tempo prolongado, em curativos oclusivos;
- Evitar o uso simultâneo com outros medicamentos tópicos;
- Crianças são muito sensíveis ao uso tópico.