Importante
1. Uso externo, não utilizar puro sobre a pele.
2. Respeitar as dosagens recomendadas, este produto deve ser manipulado por profissional da area técnica quimica de maneira a respeitar as diretrizes de manipulação.
3. A Engenharia das Essências não se responsabiliza pela aplicação inadequada do produto, a manipulação do produto é de inteira responsabilidade do manipulador, atente-se as dosagens recomendadas.
4. Insumo cosmético, produto não acabado.
ÁCIDO LÁCTICO - Acido latico
INCI Name: Lactic Acid - Aparência do produto : liquido
CAS Number: 50-21-5
Origem : vegetal, extraído do bagaço da cana-de-açúcar ( utilizando o Bacillus Delbrücki)Ácido Láctico ( latico) é um alfa-hidroxiácido que ocorre naturalmente na pele e é conhecido pelo seu alto poder umectante., quando utilizado nas formulações cosméticas, o ácido láctico e seus sais (lactatos) atuam como agente antimicrobiano, regulador de pH, hidratante, agente rejuvenescedor e clareador da pele. O ácido lático existe na forma racêmica e em duas formas opticamente ativas: L(+) e D(-). O ácido lático racêmico (sintético) é uma mistura 50-50 de ambas formas ativas. Tanto a forma racêmica quanto a D(-) são menos adequadas para aplicações em cosmética porque não são tão leves quanto a forma L(+).A forma L(+) está presente no corpo humano (p.ex., pele, cabelos e músculos). Diariamente, o corpo humano produz cerca de 120g de ácido lático. O ácido lático faz parte também do fator NMF (fator natural de hidratação), que retém a umidade na pele.
Na qualidade de ingrediente natural e como constituinte natural do corpo humano, o ácido lático e os lactatos adequam-se perfeitamente às tendências atuais de formulações naturais e mais seguras. Em função deste perfil, o L(+) ácido lático e os lactatos são amplamente utilizados na indústria alimentícia.
Considerando suas múltiplas funções (hidratação, regulação do pH, umectação, agente antimicrobiano), o ácido lático e os lactatos são ingredientes padrão ideais para a formulação de uma boa base para produtos cosméticos. Além de sua múltipla funcionalidade, o L(+) ácido lático e os lactatos também dispõem de características especiais (p.ex., clareamento da pele e rejuvenescimento da pele), o que os torna muito úteis como ingredientes ativos.
Aplicações : tratamento de : acnes, verrugas,rugas,pele foto-envelhecida, tratamento para retenção hídrica da pele, dermatite atópica e como redutor de pH.
Dosagem aplicação: 0,50% a 15,00%
- Acidificante e antipruriginoso : 0,50 a 2,00%,
- Dermatite atópica, hiperqueratoses, ictiose e psoríase : 5,00 a 15,00%
Referências Bibliográficas
- FOSS, M.L.; KETEYIAN, S.J. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. 6ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2000.
- HANDBOOK OF FARMACEUTICAL EXCIPIENTS. 3°ed. U.S.A. American Pharmaceutical Association and Pharmaceutical Press, 2000.
- MCARDLE, William D. et al. Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5.ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2001.
- REMINGTON FARMACIA. 17ºed. Buenos Ayres: Panamericana, 1991.
- Vleggaar D. Facial volumetric correction with injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2005;31(11 pt 2):1511-8.