INCI Name: Calendula officinalis flower extract e helianthus annus seed oil.
Validade 02/2026
Nome Científicio : Calendula officinalis L.
Família : Asteraceae
Parte Utilizada : Flor
Método de Produção : Maceração e Percolação
Antioxidante : Vitamina E
Solvente de extração : Óleo Vegetal de girassol
Dosagem aplicação em cosmiatria: 2,00% a 10,00 %
Informações adicionais:
- Não testado em animais e sem ingredientes de origem animais, para low poo e no poo, vegano, não contém: parabenos, sulfatos, perfume artificial, corante artificial , óleo mineral e silicones.
- Não apresenta odor semelhante ao da Calêndula.
- Produto classificado como Cosmético registrado na Anvisa, dispensa a obrigatoriedade de envio laudo técnico.
- Uso externo.
A Calendula officinalis L., pertence à família Asteraceae, é originária da Europa e está aclimatada na região Sul do Brasil, onde vem crescendo o seu cultivo comercial para fins farmacêuticos e cosméticos. Suas inúmeras propriedades terapêuticas : ação emoliente, tonificante, lenitiva, cicatrizante, suavizante, refrescante, anti-alergênica, anti-inflamatória, protetora e restauradora de tecidos, anti-acnêica, anti-séptica, bactericida. A Calendula se desenvolve melhor e é mais produtiva quando cultivada no inverno, sendo inclusive resistente a geadas leves. Dentre seus constituintes principais, podemos destacar : carotenoides como a calendulina, caroteno, licopeno, flavonoides, polissacarídeos, esterois como o sitosterol, estigmasterol, campesterol, isofucosterol, ácido salicílico (0,34mg/kg), ácido málico (7%), mucilagem, taninos, xantofila, álcoois triterpênicos lupol, arnidiol, faradiol e taraxasterol.
O extrato oleoso de calendula é obtido pelo sistema de percolação/maceração a partir da flores de calendula desidratada em óleo de girassol.
Aplicações em cosmiatria : cremes e loções cremosas, contra o envelhecimento precoce dos tecidos. Em shampoos e condicionadores, para restaurar a estrutura dos cabelos e melhorar a textura e o volume.